Como funciona uma bomba de sucção usada no serviço de limpa fossa?

A bomba de sucção ou bomba de vácuo é uma importante ferramenta no desempenho do serviço de limpa fossa. No entanto, o objetivo inicial da concepção das bombas, em geral, pode ter sido a agricultura.

Sabe-se que as primeiras bombas hidráulicas podem ter sido utilizadas para irrigar os Jardins Suspensos da Babilônia, no século VII antes de Cristo.
No ano de 1650 depois de Cristo, no entanto, Otto von Guericke concebeu a primeira bomba de vácuo da história. De lá para cá, elas evoluíram e durante a industrialização, receberam o formato tal como o conhecemos hoje.

O princípio de funcionamento de uma bomba de sucção a vácuo é o princípio do deslocamento positivo. A bomba possui dois tipos de engrenagens:
Engrenagem externa e Engrenagem interna;

Uma engrenagem gira excentricamente em relação a outra. A bomba possui compartimentos de succção que sugam qualquer tipo de líquido.
As bombas utilizadas em serviços de limpa fossa geram vácuo dentro de um tanque acoplado sobre o chassis de um caminhão. Um sistema de limpa fossa com bomba estacionária pode gerar, por exemplo, vácuo de 700 mm dentro de um tanque.
Utilização da bomba
Uma bomba de sucção a vácuo pode ser utilizada em diversos tipos de serviços e não apenas no trabalho delimpa fossa. Veja a seguir, algumas prováveis utilizações:
Limpeza de caixas de gordura;
Desobstrução de galerias pluviais e galerias de esgoto;
Extração de gases e vapores de ambientes confinados;
Remoção de resíduos industriais;
Sucção de líquidos em geral.
Ao ser combinada com o armazenamento em tanques aclopados a caminhões, a bomba de sucção a vácuo alcança uma variada gama de serviços.
Por meio das bombas de sucção à vácuo, as empresas Desentupidoras puderam desempenhar seu papel de higienização e desentupimento ao longo de todo o século 20, período em que a população urbana ultrapassou a população rural.